Notícias do Corinthians

Setor forte dos anos campeões volta a se destacar no Corinthians

Por Pedro De Oliveira

Setor forte dos anos campeões volta a se destacar no Corinthians

Defesa está sendo um dos principais destaques do Timão na temporada 2022

Síguenos enSíguenos en Google News

Todos os grandes títulos conquistados pelo Corinthians na última década foram com uma defesa bastante segura e consolidada. Diferentes nomes passaram pelo setor, mas sofrer poucos gols e ter uma boa fase defensiva sempre foi um dos focos dos treinadores do Timão. Dá para afirmar que isso já está enraizado até entre os torcedores, que não reclamam pelo jogo mais burocrático e que aproveita mais os espaços e erros dos adversários. 

Com 33 gols sofridos no Campeonato Brasileiro da Série A, o Corinthians tem a terceira melhor defesa da competição, ao lado do Flamengo. Essa menção já é importante para quantificar o quanto a equipe tem conseguido ser mais segura defensivamente. A diferença desse ano para as temporadas da última década é que o Corinthians atual também utiliza linha de três zagueiros, várias vezes com Fabio Santos ou Fagner ocupando a função do terceiro defensor. 

Mais notícias do Corinthians:

Corinthians joga mal, sente falta de estrelas e perde em casa para o Fluminense
O que sobrou no Fluminense, faltou ao Corinthians

Nas conquistas dos Campeonatos Brasileiros de 2011, 2015 e 2017, além da Copa Libertadores de 2012, o Timão se mostrou uma fortaleza defensiva. Nos jogos dentro de casa, já era comum esperar uma equipe que pouco sofria defensivamente e quando era necessário, Cássio se destacava com ótimas defesas. Dito isso, a volta dessa característica que marcaram as equipes que foram campeãs na última década podem ser um ótimo sinal e um bom sinal de futuro.

Durante esses anos, peças como Balbuena, Gil, Chicão, Pablo e Felipe, entre outros, se destacaram e foram destaques do time. Desses, os dois primeiros voltaram ao time, inclusive, e fazem a atual dupla de zaga titular do Timão. Firmes e zagueiros, de certo modo, clássicos, que não ficam com muitas firulas e jogam sérios, eles são pilares do time atual. O uruguaio Bruno Méndez também é outro que se destaca e já ocupou a posição de titular, também pode atuar como lateral-direito.

Bom ataque ganha jogos, boa defesa ganha campeonatos

Essa é mais uma das defesas que o técnico Vítor Pereira pode ter do seu trabalho. Antes da chegada do português, até o experiente Gil, ex-jogador da Seleção Brasileira, tinha sido criticado e hoje é um dos principais jogadores da equipe. Bruno Méndez, que tinha sido emprestado ao Internacional, nunca tinha se firmado e hoje se mostra como uma boa opção para o setor. A estabilização defensiva proposta por VP foi fundamental para a temporada sólida do Corinthians. 

 


Mais notícias